A Cecina

A Cecina de León se pode definir como a carne de vaca afumada e dessecada procedente dos quartos traseiros do gado vacuno. A cecina por fora tem uma cor tostada parda, ligeiramente escura, própria do processo da sua elaboração. Ao corte a cor é meio cereja e meio roxo, acentuámdo-se nas margens ao final do processo da sua maturação. Aliás apresentará uns ligeiros risquinhos de gordura, o que proporciona-lhe o seu suco característico. É uma carne com um sabor característico, ligeiramente salgada e de consistência pouco fibrosa.

As peças apresentam-se enteiras ou em porções (tacos) e fatías embaladas ex vacuo. Quando a peça fresca chega à fábrica, tem que cumprir as requisições de peso, conformação e gordura exigidos pela Reglamentação do Conselho para que se lhe possa pôr o marchamo vermelho numerado com o logotipo da I.G.P. Desta maneira cada peça vai identificada individualmente e se pode controlar perfeitamente durante toda a sua elaboração.

Uma vez transcurridos os sete meses mínimos de duração do processo, às peças se lhes coloca a vinheta numerada de certificação só se conseguiram ultrapassar os exames físico-químicos e organolépticos realizados pelo Conselho Regulador. Esta vinheta garantiza a qualidade da peça.

Se se comercializa em tacos ou em fatias envasados ex vacuo, no envase aparecerá a vinheta de controlo de qualidade, com uma referência que permite conhecer de qué peça procedem essas porções ou essas fatias.

Consulte periodo de curación

Introduzca el número de certificación

> ¿Qué es esto?

Recetario de Cecina de León

LA MEJOR CECINA DEL MUNDO

Consejo Regulador I.G.P. CECINA DE LEÓN | León - España | Tfno. +34 987 615 275



Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar la experiencia del usuario.
Al continuar navegando por la web, entendemos que se acepta nuestra Politica de Cookies.